Textos


Carta para Silmara Oliveira - R. Santana

Prezada Senhora:

A História não se apaga. Os rastros, as pegadas, os sentimentos externados e as palavras ditas são potencialidades energéticas que ficam no espaço por onde a gente passa, quer queiramos ou não, nós somos escravos da História. Portanto, não adianta usar artifícios não éticos para esconder a verdade. Ela um dia aparecerá independente do nosso humor, do nosso caráter, de nossa vontade.

Deixei de frequentar a Academia de Letras de Itabuna – ALITA, desde que a senhora assumiu a presidência da entidade 4 anos passados. Tentei voltar, mas, eu fui impedido por falta de “clima”, conforme suas palavras no Shopping Jequitibá, nesta cidade. Porém, nunca deixei de acompanhar as atividades da academia de longe. Esta semana, eu fiquei estupefato: - a academia não me registrou em seu novo site como um dos seus fundadores e apagou todas as minhas produções literárias, para ser preciso, quase 30 textos literários e alguns livros digitais. Se não tivesse esses originais, todo o trabalho teria sido jogado no lixo.

O meu nome consta no “Estatuto” e no “Regimento” da ALITA e registrado no “Cartório de registro de títulos e Documentos”, salvo, se ilegalmente foi feito outro Regimento e outro Estatuto. Não sei se fui expulso da academia através de processo, se o fui, eu fui expulso por algum processo espúrio porque não tive a defesa jurídica de praxe, num ato arbitrário, discricionário, que não seguiu às regras previstas em Lei.

Hoje, têm novos acadêmicos, porém, é condição necessária que os fundadores históricos, patronos e a primeira diretoria constem na página: ACADÊMICOS. No site de origem havia um quadro de 40 acadêmicos / patronos e membros correspondentes.

O site está modernizado, no entanto, não se pode apagar o esforço financeiro, o trabalho e os ideais daqueles que contribuíram para construção da nossa entidade literária.

Peço-lhe que se digne autorizar a correção do site, corrigir as injustiças editoriais. O site e a revista não devem ser de conteúdo tendencioso, que contemplem todos os acadêmicos alitanos. Fraternalmente, Rilvan Batista de Santana, Itabuna, 06 de agosto de 2021.
Rilvan Santana
Enviado por Rilvan Santana em 11/08/2021
Alterado em 13/08/2021


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr