Textos


A face obscura do homem - Segredo revelado (Capítulo 33)

33
Segredo revelado


Naquela noite de céu estrelado, enquanto o navio da “Lloyde” singrava o Atlântico brasileiro, Gaiardoni trabalhava convencer seu colega de viagem, Manfred Spitznamen, para que assumisse sua identidade... Não foi uma tarefa fácil, o padre teve que usar argumentos bíblicos, doenças, exemplos de vida e intervenção divina para que o filho de germânicos tomasse o seu lugar. Manfred não se preocupava com os rigores da Lei nem a reação da Igreja Católica, mas relutava aceitar o pedido do seu amigo por falta de convicção pessoal e vocação religiosa.
Já tinha sido coroinha, ex-seminarista, agora, estava mergulhado na leitura de revistas “SEICHO-NO-IE” de Masaharu Taniguchi. Ficou impressionado com as Sutras Sagradas e os valores morais espirituais dos seus aforismos: “Família e Deus”, “O ser humano é filho de Deus”, “Valorizar os antepassados”, “O mundo fenomênico é projeção da mente”, “Viver é harmonia com a natureza”, “A longevidade da vida depende das boas ações”, “A paz é o bem maior do homem”, “Felicidade é conviver em comunhão com as forças universais”, etc., etc.
Entendeu que a “SEICHO-NO-IE” era mais uma filosofia de vida com elementos morais e religiosos pescados ali e acolá, que a “SEICHO-NO-IE” daria para conciliar com sua prática cristã sem lhe exigir sacrifício, mas se travestir de padre, assumir funções religiosas obrigatórias, vida monástica, celibatária, trato com as beatas no dia a dia, dogmas indiscutíveis, religiosos fanáticos, era lhe pedir demais, e Gaiardoni nem ninguém tinha esse direito, nem mesmo por amor a Jesus Cristo.
Recomecemos o diálogo do Capítulo 28:
- Gaiardoni meu amigo, desembuche!
- Preciso de sua ajuda!
- Se puder lhe ajudarei. Por favor, seja claro!
- É segredo, promete guardá-lo!?
- Sim!
- Por esta cruz!?
- Gaiardoni, eu não gosto de jurar, aliás, Jesus Cristo recomendou que não se deve jurar de nenhuma forma (Mateus5:34-37), não é estranho o sacerdote confiar seu segredo sob juramento?
- Não é crime o falso testemunho? O juiz não usa a Bíblia para juramento das testemunhas num processo criminal? Entendo que o juramento não deve ser feito à toa, mas quando se compartilha vida e uma grande missão, é necessário que se conheça o grau de cumplicidade e compromisso dessa pessoa ou não?
- E, se essa pessoa não tiver interesse?...
- Que se permaneça o segredo!
- Gaiardoni, tenho ojeriza a juramento, porém, dou-lhe minha palavra que a nossa conversa não ultrapassará os limites deste camarote nem sob tortura!
- Palavra empenhada, compromisso assumido?
O, - Calma Gaiardoni, o meu compromisso é guardar o segredo que me confie, não compartilhar de suas ideias!
- Nem por uma causa nobre!?
- Homem de Deus, se confia em mim, fale logo de uma vez!...
- Quero que tome o meu lugar!
- Tomar o seu lugar!? Não entendi...
- Eu vim lhe pedir para assumir a identidade do padre Apolinário Gaiardoni – fez uma pausa, estudou o seu interlocutor e prosseguiu:
- Manfred, eu sou portador de grave insuficiência cardíaca, os médicos me deram pouco tempo de sobrevida. Se quisesse ter mais alguns de vida que eu evitasse qualquer tipo de esforço físico... Não comuniquei nada aos meus superiores porque descobri quando fui indicado para diocese de Ilhéus, paróquia de Itabuna, porém, sinto que não terei tempo para cumprir essa missão, o nosso encontro foi providencial!
- Lamento a gravidade de sua doença, embora sua fisionomia lhe traia, porém, tenho um modo de vida diferente do sacerdote, além das implicações jurídicas e morais que teria de enfrentar se tudo viesse à tona!
- Tenho abusado da saúde esses dias para lhe acompanhar... Fiz tudo de propósito, quis lhe estudar, conhecer o seu caráter, afora sua fraqueza por um rabo de saia, você não é má pessoa, é um sujeito do bem!
- Obrigado pelos encômios, mas não estou preparado!
- Deixes de modéstia, homem! Fostes coroinha, seminarista, quase sacerdote, conheces todos rituais católicos, que tu mais desejas?
- Manfred convencer Manfred!...
- Manfred, existe um provérbio chinês que para se andar mil léguas, tem que se dar o primeiro passo, se convença apenas do primeiro passo, é longa a jornada!...
Rilvan Santana
Enviado por Rilvan Santana em 24/09/2012


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr