Textos


A face obscura do homem - Tempo de harmonia (Capítulo 19)

19
Tempo de harmonia

Não fingida ou social, mas harmonia verdadeira do casal Andrada depois que Clô flagrou Rita nos braços de sacerdote. Ela percebeu que Apolinário Gaiardoni era na galinhagem pior do que o marido, este, não tinha feito votos de castidade ou fidelidade com Jesus Cristo ou sujeito à jurisdição do Vaticano, ademais, qual o homem de posse da terra do cacau que além da esposa não tinha amante? Todos. Montar casa para outra mulher era uma regra e não uma exceção, então, tudo voltou com dantes no reino de Abrantes...
Apolinário, depois que Clô rompeu com sua intimidade e lhe disse o fundo do cacho, ele diminuiu a frequência na casa do advogado José Maria, reservou horários que o dono da casa estava presente ou os seus filhos para visitá-los, mesmo assim, com espaços esporádicos e não mais manteve conversa a só com a dona da casa, todos estranharam suas atitudes, mas as explicações foram convincentes: “Estou muito ocupado na igreja..”, .”A sacristia está sendo retelhada...”, “O bispo me convocou para um trabalho em Ilhéus etc., etc.” Os Andradas foram se acostumando com sua ausência e ninguém mais lhe cobrava sua presença.
Porém, doutor José Maria que conhecia a alma humana como poucos e acostumado às lides dos tribunais do crime, atribuiu sua pouca frequencia às pegadinhas exegéticas que deixavam o sacerdote de saia justa, ou, algumas questões que sempre levantavam dúvidas sobre sua origem:
- Padre, o senhor ainda não me respondeu por que sua origem é alemã e o seu nome de família é italiano!?
- Doutor José Maria, eu acho que estar havendo um equívoco, eu já lhe expliquei a minha origem e o significado do meu nome! – irritado.
- Por favor, é uma curiosidade genealógica, não quero levantar nenhuma celeuma...
- Fique à vontade, não existe nenhum problema lhe explicar tantas vezes forem necessárias... – acrescentou:
- Minha mãe era alemã e o meu pai nasceu em Blomberg, estado de Renânia do Norte – Vestfália, localizado no distrito de Lippe, região administrativa Detmold, Alemanha, após 5 meses os meus avós terem chegado de Nápoles, Sul da Itália, portanto, o meu nome é uma homenagem aos meus ascendentes italianos!...
Rilvan Santana
Enviado por Rilvan Santana em 23/09/2012


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr